19 de abril de 2011

Expedito: um santo pra quem tem pressa

Confira uma seleção de orações para rogar a intercessão
do padroeiro das causas urgentes. 19 de abril é o seu dia:
junte-se ao coro da Igreja. Qual é a sua premência?

Fotografia de Poussin jean

A praying Polish woman in besieged Warsaw - September of 1939 - Julien Bryan

Ele não consta em Os Santos do Calendário Romano - Rezar com os santos na liturgia (Paulus, 2007) nem no livro Um Santo para Cada Dia (Paulus, 1996). Isso não quer dizer que seja um santo menor ou que não tenha existido. Mesmo porque Alex Monteiro de Castro escreve em sua excelente obra Santo Expedito - o Santo das causas urgentes (Artpress, 2003):

A existência histórica do Mártir Santo Expedito é documentada pelo Martirológio Romano [catálogo dos mártires e santos da Igreja, com a história do seu martírio], que em termos suscintos mas suficientemente claros celebra a memória do Santo, juntamente com a de cinco outros companheiros de martírio:

"19 de abril - Em Melitene, na Armênia, os Santos Mártires Hermógenes, Gaio, Expedito, Aristônico, Rufo e Gálata, os quais receberam a coroa todos no mesmo dia".

(...) Não deve espantar o leitor o extremo laconismo do registro. Na realidade, entendiam os antigos que dizer de alguém que é mártir era o maior dos elogios que se lhe podia fazer, dispensando qualquer outro. Appellabo martyrem, praedicavi satis, disse Santo Ambrósio. Em tradução livre: direi de alguém que é mártir, e já terei dito o suficiente.

Expedito esmagou com os pés o "encardido" (o espírito do mal),
que lhe apareceu na forma de um corvo grasnando-lhe
CRAS ou "Converta-se amanhã"...

Fotografia de Petr Kratochvil

... Com a graça e o poder que vêm de Nosso Senhor, ao matar o corvo,
o então soldado de uma das Legiões Romanas gritava
HODIE, ou seja, "Hoje! Vou me converter já e agora!"...

Fotografia de Petr Kratochvil

... Era o século III da era de Cristo e o imperador Diocleciano,
que governou de 284 d.C. a 305 d.C, promovia a mais dura perseguição
contra os cristãos. Os que morreram em nome da fé, como Expedito,
receberam (simbolicamente) a palma do martírio

Fotografia de Eliasjorge4

Os santos, cuja memória a Igreja de Roma celebra, são apenas uma amostragem da multidão daqueles que alcançaram a Glória Eterna e veem Deus "face a face" (1Co 13, 12). Enzo Lodi, no livro Os Santos do Calendário Romano, observa que o contexto político e a influência pessoal dos papas estiveram entre os critérios que nortearam a seleção, a qual variou ao longo dos séculos. Houve outros:

A escolha dos santos do calendário geral, com remissão aos calendários particulares de memórias locais específicas, foi inspirada em critérios de representatividade não só qualitativa, isto é, de honrar os santos de maior importância, mas também geográfica, isto é, de tornar o calendário mais universal, com a representação de santos de todos os continentes.

Se Expedito não é oficialmente celebrado no "calendário geral" da Igreja Católica, isso não constitui honra menor para esse valoroso santo. Conforme o mesmo Enzo Lodi cita:

A recomendação de são Bernardo (...) é sempre atual: "Os santos não precisam de nossas honras; a nossa devoção não lhes garante coisa alguma; interessa a nós, não a eles, que veneremos sua memória, porque pela comemoração deles devemos sentir acender-se em nós um desejo ardente. Mas o que nossa possibilidade não obtém (da bem-aventurança, à qual aspiramos) seja-nos dado pela sua intercessão".

Importante notar que, se Expedito está fora do "calendário geral", no Brasil, que teria um "calendário particular de memórias locais específicas", ele é festejado em 19 de abril. A Arquidiocese da cidade de Belo Horizonte, por exemplo, disponibilizou em seu site a programação para a data: Celebrações do Dia de Santo Expedito - 19 de abril.

Tudo isso posto, vamos ao Grande Objetivo deste Post d'A Católica...

... Oferecer a você, internauta, algumas preces a esse santo querido, que eu mesma selecionei dentre as inúmeras que conheço através da biblioteca católica que venho montando ao longo dos anos!...

Lembrando que, apesar de ser mencionado como padroeiro ou protetor dos militares, dos estudantes e até dos viajantes, Expedito é conhecido sobretudo por ser invocado nos casos de urgência, necessidades inadiáveis e sufocantes - como J. Alves sublinha em Os Cinco Minutos dos Santos (Editora Ave-Maria, 2006).

Não sinta falta de um relato da Belíssima Biografia desse santo europeu: A Católica já publicou um Post a esse respeito, cuja leitura, recomendo com instância:


Espero que você saboreie e aprecie os 2 Posts, que reze muito e receba todas as Graças que merecer! Santo Expedito, Rogai por Nós!

Nota: Este Post do Blog é dedicado a minha mãe, Magali, que me ensinou a rezar para O Santo das Causas Urgentes.


Coroinha de Santo Expedito
Esta coroinha é composta por 19 contas, devido à data de sua festa: 19 de abril.

Na cruz, reza-se:
Sinal da Cruz
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Credo ou Símbolo dos Apóstolos

Nas 3 contas, reza-se:
1 Pai Nosso; uma Ave, Maria; um Glória ao Pai

Nas 19 contas, reza-se:
Santo Expedito, vós que sois o santo das causas urgentes,
proteja-me, ajude-me, dai-me força, coragem e serenidade.

No final, junto à medalha com a imagem do santo, reza-se:
Santo Expedito, vós que sois um Santo Guerreiro,
ajude-me a superar estas horas difíceis,
proteja-me de todos que possam me prejudicar,
atenda meu pedido com urgência. Amém!

Nota: Você pode acessar as orações do Credo ou Símbolo dos Apóstolos; do Pai Nosso; da Ave, Maria e, também, do Glória ao Pai neste Post: Vamos recitar o Rosário com Fé, Amor e... Arte.

Estátua de autoria de André Arjonas. Interior da Igreja São José
(Porto Alegre - BRASIL). Fotografia de Ricardo André Frantz

Abençoado santo Expedito
(Santo Expedito - História e Orações, Paulinas)

Santo Expedito, olhando para a vossa imagem tenho vontade de ser forte e corajoso como vós fostes nesta vida. Quero imitar-vos, sendo fiel aos compromissos que assumi como cristão, e pedir-vos hoje algumas graças de que necessito, não só para mim, mas também para outras pessoas que eu amo e que estão doentes (dizer as necessidades).
Ajudai-me a viver o Evangelho e a ser um fiel testemunho de Jesus com a minha vida.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre. Amém.

Santo Expedito, intercedei por nós!


Oração a santo Expedito
(Santo Expedito - História e Orações, Paulinas)

Santo Expedito, meu protetor e amigo, sempre que necessito recorro a vós. Hoje estou um tanto deprimido e cansado, pois aconteceram-me algumas coisas desagradáveis.
Vinde sem demora em meu socorro, para que eu não esmoreça no caminho do bem e da virtude. Quero ser um fiel seguidor de Jesus e de seus ensinamentos.
Intercedei por mim para que os meus problemas sejam resolvidos na maior paz e harmonia, por isso hoje vos faço esta súplica (fazer o pedido).

Santo Expedito, intercedei por nós!


Súplica
(Orações e Santos Populares, Salles Editora)

Ó Santo Expedito!

Animados pelo conhecimento de que foram prontamente atendidos todos aqueles que vos invocaram à última hora, para negócios urgentes, nós vos suplicamos que nos obtenhais da bondade misericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada, (HOJE ou em tal dia) a graça... que com toda a humildade solicitamos que nos alcanceis junto à bondade todo-poderosa de Deus.

(Pai Nosso; Ave, Maria; Glória ao Pai)


Pedindo a rápida solução de uma pendência
(Santo Expedito - o Santo das causas urgentes, Artpress)

Ó Santo Expedito, humildemente vimos suplicar que venhas em nosso socorro, a fim de que tua pronta e segura intercessão nos obtenha do Senhor a graça de uma solução feliz e rápida na pendência que nos preocupa.
Contudo, sem inquietude e totalmente confiantes na soberana sabedoria do Senhor, ousamos entregar-nos a Ele sem reservas, a fim de que somente Sua Vontade nos governe.

Amém.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
Santo Expedito, nosso socorro em assuntos de urgência, rogai por nós.

Três Pai Nossos; três Ave, Marias; três Glórias ao Pai

Exvotos et bougies votives à l'adresse de Saint Expédit
dans l'église de la Daurade Toulouse (France). Fotografia de Olybrius

Pedindo a solução de uma divergência
(Santo Expedito - o Santo das causas urgentes, Artpress)

Ó Santo Expedito, tu que, por amor ao Senhor, foste martirizado depois de um julgamento iníquo, concede-nos que, com toda caridade e perdoando nossos adversários, eles e nós sejamos esclarecidos, para que possamos reconhecer mutuamente os nossos erros e injustiças.

E que, depois de vencido nosso amor-próprio, possamos pôr um termo apaziguador a nossa divergência, que ofende a infinita Misericórdia do Senhor, a quem oferecemos a dor dessa prova em total submissão e humildade. Amém.

Ó Maria, Rainha da Paz, rogai por nós.
Santo Expedito, mediador dos processos, rogai por nós.

Três Pai Nossos; três Ave, Marias; três Glórias ao Pai


Pedindo a aprovação num exame
(Santo Expedito - o Santo das causas urgentes, Artpress)

Ó Santo Expedito, tu és o padroeiro dos estudantes, pleno de confiança em tua fiel intercessão, venho pedir-te que me alcances a graça de ser bem-sucedido no exame que farei. Penso ter aplicado em meus estudos toda a dedicação de que fui capaz, mas sei também que é unicamente o Bom Deus quem concede todos os bens àqueles que O amam.

Por isso, Santo Expedito, recorro à tua assistência, a fim de que intercedas por mim ao Senhor e Ele Se digne ser-me favorável: que Ele me conceda também a graça de poder, durante toda a minha vida, servi-Lo com o mesmo amor com que O serviste.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
Santo Expedito, padroeiro dos estudantes, rogai por nós.

Três Pai Nossos; três Ave, Marias; três Glórias ao Pai


Ladainha de Santo Expedito
(Devocionário e novena de Santo Expedito, Edições Loyola)

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, escutai-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santa Maria, rainha dos mártires, rogai por nós.

Santo Expedito, invencível atleta, rogai por nós.

Santo mártir, fiel até a morte, rogai por nós.
Santo mártir, que tudo perdeste para permanecer fiel a Jesus, rogai por nós.
Santo mártir, que recebestes do Senhor a coroa da justiça, rogai por nós.
Santo mártir, modelo da juventude corajosa, rogai por nós.
Santo mártir, auxílio dos estudantes aplicados, rogai por nós.
Santo mártir, modelo de soldados responsáveis, rogai por nós.
Santo mártir, protetor dos viajantes, rogai por nós.
Santo mártir, nosso socorro nas dificuldades, rogai por nós.

Santo mártir, que nos ensinais a aproveitar bem o dia de HOJE, rogai por nós.
Santo mártir, que nos lembras a brevidade da vida, rogai por nós.
Santo mártir, que nos admoestas a não deixar a salvação e conversão para AMANHÃ, rogai por nós.
Santo mártir, defensor da CRUZ DE CRISTO E SUA FÉ, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Jesus Cristo, escutai-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.


~Ana Paula~A Católica
Importante:

Todos os Poemas escritos e publicados no Blog acatolica.com
são sistematicamente registrados
junto ao Escritório de Direitos Autorais (EDA)
da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (BRASIL).

Um comentário:

  1. quero ser abençoado financeiramente quem pode me ajudar (sera que alguem é bom o suficiente)alguem tem uma resposta hoje em dia pensamos muito em nós mesmo no nosso ego e não ajudamos o próximo antonia

    ResponderExcluir