16 de janeiro de 2011

Site do Padre Zezinho invadido por hacker

A Internet não é "terra de ninguém". Delito no universo www dá cadeia
e existem delegacias especializadas em todo o Brasil para cuidar disso

Internauta d'A Católica,
Saudações!!

Acabei de ler um texto do Padre Zezinho postado no Blog do Padre Joãozinho sobre um crime na Internet. Uma pessoa invadiu o site do Padre Zezinho e publicou uma mensagem que atacava o seu trabalho e, de roldão, a fé católica.

Este Post não é para esconjurar o ser humano que fez isso, alguém digno de piedade (e da polícia também). Mesmo porque, o Padre Zezinho já disse tudo o que era para ser dito. O objetivo d'A Católica é trazer e relembrar este alerta: a Internet não é terra de ninguém.

Graças ao belo e objetivo texto do padre, que gravou um dos mais belos CDs de música católica, Um Certo Galileu, aprendi que existe SIM punição para quem invade o site ou o Blog dos outros. Há até uma divisão da Polícia Civil dedicada ao combate a esse tipo de infração à lei, compreendida nas Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos.

Fotografia de Petr Kratochvil

No meu estado, Minas Gerais, a Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos (DEICC) fica na capital, Belo Horizonte, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 2.855, no Bairro Carlos Prates, ao lado da Estação de Metrô Carlos Prates. Ela funciona das 8h30 da manhã às 18h30 da tarde. Eis os contatos: 31-3212-3002 (telefone) e dercifelab.di@pc.mg.gov.br (e-mail).

O site do Ministério Público do Estado de Minas Gerais observa: "Caso no seu estado não exista uma Delegacia Especializada, procure a Delegacia da Polícia Civil mais próxima da sua residência". Para conhecer os endereços das DEICC em outras partes do Brasil, clique aqui.

Tomara que nunca mais alguém tenha que passar pelo que o Padre Zezinho passou. Contudo, se passar, já sabe: é só denunciar. A polícia tem meios de investigar e chegar direitinho ao IP de quem cometeu o delito. Conforme o portal da Universidade Federal do Pará:

IP é um número único, exclusivo, que identifica cada computador na rede, tal como um número de telefone. É usado pelos computadores para se identificarem e se comunicarem por meio da cópia de arquivos pela internet ou por redes locais.

E o que é um hacker (mencionado no título deste Post)? Segundo a definição do portal G1:

É o programador com conhecimentos avançados sobre software, hardware e segurança de sistemas eletrônicos, e que utiliza esses conhecimentos para invadir computadores e derrubar "bloqueios". Também podem invadir redes e servidores com intenção de causar prejuízos ou aplicar golpes.

Alerta feito, que Deus abençoe nosso trabalho na Internet!

Deixo você com o querido sacerdote entoando um dos seus inúmeros sucessos musicais: Um Certo Galileu. Saúde e Paz!!



Fotografia no início do Post, por Petr Kratochvil


~Ana Paula~A Católica
Importante:

Todos os Poemas escritos e publicados no Blog acatolica.com
são sistematicamente registrados
junto ao Escritório de Direitos Autorais (EDA)
da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (BRASIL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada por participar.