29 de novembro de 2010

"O Rio de Janeiro continua lindo... O Rio de Janeiro continua sendo..."

Este Post d'A Católica é uma homenagem e uma Declaração de Amor
à cidade mais MARAVILHOSA do mundo!
Nessa semana, ela venceu uma batalha importante contra a violência

Policiais cravaram uma bandeira do Brasil e outra do Estado do Rio de Janeiro no ponto mais alto de morro do Alemão nesse domingo, 28 de novembro. Foi um acontecimento e tanto.

O morro fica no Complexo do Alemão, "uma das maiores e mais populosas favelas do Rio", segundo um site chamado Favela Tem Memória. O jornal Extra informa: "com 13 favelas e uma área do tamanho de 296 campos de futebol, o Complexo do Alemão, na Zona Norte, é atualmente o esconderijo da facção criminosa mais bem armada do estado do Rio". Lá, morariam 250.000 pessoas. O jornal O Globo completa: "na área, são comuns os confrontos entre traficantes rivais e entre bandidos e policiais".

[Nota: favela, para quem não reside no Brasil, é um "conjunto de casebres toscos e miseráveis, geralmente em morros e onde habita gente pobre" - Dicionário Priberam.]

Desde quinta-feira, dia 25, as polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro e soldados do Exército brasileiro, além de um tanque da Marinha, empenhavam-se em (re)tomar o local do domínio do tráfico de drogas. Nesse domingo, os 2.700 homens que compunham as forças de segurança atingiram o objetivo. Conforme a imprensa, até as 00h45 da madrugada desta segunda-feira, eles apreenderam:

150kg a 200kg de cocaína, 43 toneladas de maconha, 8kg a 10kg de crack (droga "resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos" - Brasil Escola), 500 frascos de lança-perfume (a droga dos carnavais - Brasil Escola), 50 fuzis, seis submetralhadoras, quatro espingardas, quatro metralhadoras e armas de vários calibres, milhares de munições, 21 granadas e 50 motos. Três pessoas morreram. Esse balanço não é definitivo. Novidades certamente surgirão na Internet.

Quero aqui, neste Post d'A Católica, apenas notificar que meu ceticismo em que, num dia, o Estado controlaria a explosão de violência e de entorpecentes no Rio de Janeiro está dando lugar a uma doce e suave esperança! Minha incredulidade na disposição das autoridades em solver o problema e dos moradores do Complexo do Alemão em colaborar nisso - especialmente, através de denúncias anônimas - vem sendo abalroada (a conta-gotas, é verdade) desde que vi as duas bandeiras hasteadas no alto do morro.

E para compartilhar com você a alegria com a vitória do Rio e da sua adorável população sobre o tráfico de drogas - todos assistimos pela TV a criminosos fugirem das forças de segurança (literalmente) correndo -, quero trazer duas lindas canções dedicadas à cidade, a mais bonita do mundo.

Uma do maestro Tom Jobim, criador da inesquecível Garota de Ipanema junto ao Poetinha Vinícius de Moraes, e outra do Grande Gilberto Gil, que foi Ministro da Cultura no governo do presidente Lula: Aquele Abraço.

Padre Léo dizia que um cristão não pode morrer sem visitar a Terra Santa, onde Cristo, Jesus Cristo, viveu os seus dias como homem, aqui na Terra. Pois todo brasileiro que se preze deve pisar no solo abençoado do Rio de Janeiro, nem que seja somente para entender o que Tom Jobim quis dizer em Samba do Avião:

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim

Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara

Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão...

Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara

Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...




Saúde e Paz!! Certamente, os cariocas da gema (como são conhecidos os filhos daquela cidade) terão um dos melhores começos de semana de toda a sua vida!


Fotografia do Cristo Redentor por Klaus with K (Click The Image)


~Ana Paula~A Católica
Importante:

Todos os Poemas escritos e publicados no Blog acatolica.com
são sistematicamente registrados
junto ao Escritório de Direitos Autorais (EDA)
da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (BRASIL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada por participar.